terça-feira, 4 de setembro de 2012

Diário



Quantas meninas e, talvez meninos, tiveram nos seus diários seus companheiros de jornada na confusa etapa da adolescência? Alguns poderiam ter apenas folhas soltas com versos, poemas ou anotações de coisas que gostavam, páginas de revistas; imagino que aqueles mais aptos na escrita, teriam páginas e páginas escritas todos os dias (sem falta!) na intimidade do seu lugar favorito, no seu momento de maior sossego. Informações preciosas somente compartilhadas com a(o) melhor amiga(o). Quem teve um diário sabe o quanto de nós fica escondido do mundo exterior... Algumas pessoas talvez possa dizer que são um livro aberto, que na intimidade e nas relações são a mesma pessoas, mas duvido muito. E para quem teve sonhos, digo que retomem seus diários! Vejam que parte de você precisa vir à tona, que parte genuína você deixou para trás enquanto crescia e ia se limitando e se enquadrando.

Quem ainda mantém esse hábito fantástico de escutar a si mesmo e falar do que quer e precisa? 

Uma brecha no tempo para estarmos conosco e deixar fluir cada pedacinho do quebra-cabeça de quem somos. Muitas vezes nem percebemos que a cada blog lido, frase ouvida sem querer (que ficou na cabeça) ou música (que de repente cantarolo na rua) tem a ver conosco, com o nosso momento atual. Quantas respostas o Universo nos dá através do mundo que não paramos para discernir e acolher. 

Diário para mim é como fazer listas... Tem gente que acha perda de tempo! Tem gente que acha bobo, "infantil" (como se pessoas ser como a criança enquanto adulto fosse totalmente ruim. "Vinde a mim as criancinhas...", disse o Mestre). Há pessoas que perderam sua capacidade de ver magia na Vida, de se encantar com o lúdico mundo e sentem medo de se entregar no mergulho do seu próprio mundo interior... A gente volta a encontrar o tempo (organiza o nosso interior ou a despensa de alimentos nos faz ganhar tempo) e a magia de uma só vez! Percebe as coisas com maior leveza e adquire centramento. É um espaço de expressão, de criação e de integração interna. Não fale somente dos acontecimentos externos, não é uma reportagem, mas sim, fale de si, de como se sente, do que está aprendendo e das novas visões que está adquirindo ao longo da caminhada.

Pare de tempos em tempos e se permita essa dose de interiorização. Afinal, você está aqui também para se perceber, para reencontrar a Verdade. O mundo lá fora nada mais é que uma extensão de nós mesmos. 

Quem sabe você prefira criar e encadernar um caderno especialmente feito para isso. Decorar, colar fotos, escrever poemas, desenhar ou colar receitas secretas... Quem aí se arrisca?! Existem também programas de computador em formato de diário, para quem não larga seu note ou outros brinquedinhos conectantes à internet. :P

De um diário pode surgir um livro, um belo livro... e quem quiser dar esse presente para que outros se inspirem, pode vir falar comigo que eu diagramo! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) Compartilhe conosco um pouco sobre você. Expresse suas ideias!

Translate