quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O medo que o medo dá

Alguém se sente à vontade ao sentir medo? Como você se sente quando sente medo?
A sensação que o medo me causa é muito desagradável. Não sou masoquista, mas como o medo tem muitas faces, tenho ido direto para suas garras, mais rapidamente do que gostaria. 
Sabemos que o medo causa desconforto físico, dor de estômago, dor de barriga, paralisia, falta de ar! 
Não sei a lista toda, mas a paralisia e a sensação de fragilidade perante os pensamentos que engendram o medo é assustadora! paralisado, o refém está à mercê de seu algoz, e ali ele faz morada... 


O pior medo é o medo imaginado. E como adultos podem fazer isso? "Imaginação é coisa de criança, temos que ser objetivos na nossa vida!", diz o prático. O prático está certo, eu concordaria, se não fosse um cheiro de crítica e de ceticismo no ar... O crítico, o cético, o pessimista são todos covardes. Medrosos. São máscaras do nosso amigo do subsolo, o medo. E existem outras... a vaidade, a timidez... 

O medo ele está enraizado na psique e biologia humanos. Diriam os mais ingênuos que ele é nosso amigo, nos afasta de perigos. Esse é um medo reflexo, quando você desvia do carro que entrou errado na calçada. Esse medo não é pensado, é instintivo. 

Os medos que me assombram são gerados por pensamentos medrosos, imaginados e que criam uma super-sensibilidade às pessoas e ambientes. Gerando pistas de que algo está errado e em algum momento tudo vai ruir! E acaba ruindo mesmo... porque chega até o terror! Descobri que aterrorizo a mim mesma! Descobri que sou muito, muito medrosa!!! (UAU, eu mesma me deixo aterrorizar, o poder é meu? Ou do medo?)


O medo de fracassar na vida, porque desejo muito ter sucesso. O medo de ficar só, quando quero muito estar com as pessoas e compartilhar. Eles geram pensamentos medrosos, que geram padrões de comportamento contrários ao meu desejo, e me levando ao fracasso, à solidão, etc. Eu penso: "Se não poderei então ter sucesso, vou ser a melhor no fracasso!", inconscientemente, claro. Assim, quero ter sucesso no meu fracasso. O suicídio é a última fronteira desse tipo de pensamento. Encostada na parede pelo terror muitas vezes, enlameada pela depressão. Não fui adiante por medo do desconhecido. Como pode existir dentro de nós tal coisa? Pergunto a mim mesma, como pude dar energia a esse monstro? E por que não queremos ver que ele está lá... no fundo, no subterrâneo? Ego? Autoimagem? (responder essas novas perguntas, aumentaria muito o post)

E ao dizer isso quero exorcizar, quero trazer à luz e apontar: "Ahá!, estou te vendo". Não sei o que fazer, como conviver com a sensação de medo, pânico, com pensamentos que me levam a ser hiperalerta e a estar subjugada por esse fantasma. Adquirir consciência é ótimo, mas não é o mesmo que não sentir isso. O medo é irracional! Ele tem raízes muito mais profundas na psique, no sistema energético. 
Tem pessoas que tem mais medo, outras menos. Depende das circunstâncias de nascimento, das primeiras fases da vida, talvez tenha raízes em vidas passadas, não sei. 

O fato é que tenho vivido sob esse reinado até hoje. Vivi cega pelos medos. Agora que os vejo e sinto, quero saber como ter poder com ele. Tudo tem serventia na vida... qual é a serventia do medo na evolução e crescimento pessoal? E você tem medo do medo? 

*Para pais, amigos e familiares. Não se apavorem pelo texto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) Compartilhe conosco um pouco sobre você. Expresse suas ideias!

Translate