segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Silêncio


Sempre precisei ficar por alguns momentos do dia a sós comigo mesma (não sei se é redundância me expressar assim). Sei que as imagens que aparecem, por exemplo, na busca do Google sobre silêncio são tenebrosas! Escuras, sombrias, de silêncio forçado e privação da expressão como punição! Sobre recolhimento, nada encontrei, e sobre 'recolhimento interior' uma mistura de posturas de meditação orientais e outras imagens de noite escura para a Alma, de solidão mesmo!

Fico abismada com a dificuldade que as pessoas tem em gostarem do silêncio e do recolhimento, obviamente voluntários. Estar imerso na própria presença, mais conectado com o coração ou mesmo ouvindo as vozes das nossas "partes" da personalidade. Se sabendo, se tocando, se vendo... imaginando. Porque no silêncio muita coisa pode surgir, inclusive um aprofundamento no Ser ou não, aparece aquilo que a Alma quer revelar.

Senti necessidade de passar alguns dias assim e foi como ouvir e seguir as instruções da minha intuição, do meu ser mais profundo que pedia esse descanso e sossego. Mesmo assim eu estive em contato pela internet e por telefone com várias pessoas, isso não impediu o meu recolhimento. Eu me permiti descansar e sossegar de tudo que está ao meu redor e também me estudei e me admirei de muitos sentimentos positivos sobre a Vida, as pessoas que amo e o caminho que tenho seguido. Além disso, descobri que posso me acolher e me apoiar sempre que preciso.

Percebo que quando mais precisamos parar em busca do silêncio, mais procuramos incessantemente por distrações, por tagarelice mental e "lingual". Queremos visitar pessoas, inventamos formas de nos ocupar com o mundo externo. Nessas horas, parecemos um dínamo (não sei da onde veio essa palavra!) a criar continuamente a corrente de energia, estamos tão elétricos que a ansiedade nem é sentida. Meditação! Nem pensar! De que jeito?!



Essa imagem (primeira) é de Santa Clara, encontrada nessas andanças no Google, não por acaso. Fico feliz por esses sinais, pois nasci no "Dia de Sta. Clara" e já estudei um pouco sobre sua vida. Tenho na minha consciência a ideia de que os homens e mulheres santos, buscadores de Deus, amigos da fé, silenciavam em frente a alguma vela para nesse contato íntimo encontrarem a conexão para suas respostas, assim como nessa imagem. No livro "El Silencio de Maria", de Ignacio Larrañaga, (que recebi tão carinhosamente de um mestre, Rodolfo, outro dia) Maria, mãe de Jesus, é o retrato da força desse silêncio. É o silêncio que  demonstra fé na sua entrega aos desígnios de Deus. (Para mim, para encontrar Deus é preciso encontrar a divindade aqui dentro de nós, nos reencontrarmos primeiro.)

O silêncio é tão simples. O recolhimento tão tranquilo... Hoje em dia temos os olhos voltados para as tradições religiosas e filosóficas do Oriente (que eu adoro!) porém, não chegamos a nos aprofundar e a perceber as tradições que estão aqui mais perto de nós. É como eu sempre falo com minha avó Luiza, (católica de muita fé, mas também conhecedora e estudiosa, que tem discernimento sobre as coisas todas da Vida) muitas práticas e ensinamentos interessantes da religião católica é a mesma de muitas outras, porém a própria igreja se recusa (talvez os fiéis tenham ficado acomodados) a passar esse conhecimento. Então hoje está na moda meditar, fazer yoga (que eu também adoro), etc, mas por que não fazer jejum e ficar em silêncio ou rezar pelas pessoas que amamos? É diferente rezar pelo perdão e visualizar e invocar a Chama Violeta? 

Por acaso, a verdade não é a mesma? São maneiras de ver e caminhos diferentes, alguns te parecem mais fáceis e outros mais difíceis, alguns temos preconceito e outros temos fascinação... Enfim, eu estou tirando um aprendizado sobre o que me fala ao coração. E você? Qual a sua prática de silêncio e recolhimento? Ficar na cama, olhando pro céu? Pintar em silêncio? Caminhar no parque, olhando tudo ao redor, sentindo cada pisada? Conta aí! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) Compartilhe conosco um pouco sobre você. Expresse suas ideias!

Translate